Artigos 100% compatíveis com os retro computadores TK 90X e TK 95 da Microdigital e com a linha ZX Spectrum da Sinclair.

www.retroprogramacao.blogspot.com

www.retroprogramacao.blogspot.com

11/09/2019

O TK 95 que escuta tudo!















Você já imaginou o teu TK 90X ou TK 95 escutando todo tipo de gravação, em qualquer gravador ou MP3 player, independente de intensidade do volume? Parece um sonho né? Mas não é mais.

Em meados dos anos 80, quando nossos micrinhos foram lançados, ler as fitas K7 de programas era um verdadeiro "tormento", principalmente quando não tínhamos um gravador adequado e uma fita bem gravada. Pois é, o tempo passou e aí vieram os práticos e baratos leitores e gravadores de MP3. A nossa esperança era de que, finalmente, poderíamos ler nossos programas sem depender de qualidade de fita e gravador. Grande engano... Os micros continuaram a ter a mesma dificuldade de leitura. A explicação é que isso não ocorre por causa dos players, mas porque o próprio sistema de filtros internos da porta EAR dos TKs não permite a leitura no volume fornecido por eles.

Mas, como pra tudo existe uma solução, nosso amigo Victor Trucco criou uma pequena interface interna (batizada de TK-EAR) para acabar de vez com esta limitação. Acho que, depois da criação das saídas de vídeo composto, esta foi a invenção para os TKs mais prática de todas. Meu entusiasmo com esta interface se justifica, pois consegui ler todo tipo de gravação fazendo esta interessante modificação em quase todos os meus TKs (infelizmente o mod não se aplica no ZX Spectrum original, mas acredito que, se bem estudado, pode ser adaptado).

Na imagem abaixo, é possível ver a plaquinha que instalei num pequeno espaço livre entre o dissipador e a porta do joystick.

  

Sem mais delongas, segue o link da página do Trucco com as devidas instruções:

https://www.victortrucco.com/TK/TKEar/TKEar

Recomendo a última opção. No meu caso, não fiz integrado com a interface de vídeo AV, mas separado, pois já tinha o mod de vídeo instalado nos micros. Não tendo, fica tudo muito mais prático se fizer a interface 2 em 1 sugerida pelo Trucco (vídeo AV+TKEar numa única plaquinha).
Divirta-se!