Artigos 100% compatíveis com os retro computadores TK 90X e TK 95 da Microdigital e com a linha ZX Spectrum da Sinclair.

www.retroprogramacao.blogspot.com

www.retroprogramacao.blogspot.com

13/09/2019

Como fazer etiquetas "profissionais" para micros e interfaces.

Quem já teve oportunidade de adquirir algum micro ou interface da linha ZX Spectrum de mim, certamente já viu alguma etiqueta personalizada decorando o hardware.
Pois é, eu curto muito dar uma renovada no equipamento, principalmente quando faço minhas caixinhas personalizadas para proteger as interfaces (que geralmente são vendidas com o circuito exposto).

Estas etiquetas são adesivas e possuem um revestimento plástico bem resistente, dando um toque "profissional" e de qualidade ao resultado final.
Hoje vou explicar como faço isso.

Em primeiro lugar, eu preparo uma folha A4 no Microsoft Publisher com todas as logos e desenhos que me interessam transformar em etiquetas, distribuindo e ocupando todos os espaços livres da folha.

Depois utilizo uma folha de etiquetas A4 da Pimaco (que são de melhor qualidade e possuem melhor aderência). O modelo que utilizo é o A4267 (uma etiqueta única por folha, que ocupa todo o espaço).
          
A impressão é feita numa HP jato de tinta (com sistema bulk de tinta - bem mais em conta). A impressão no modo normal já me garante uma ótima qualidade.
          
Na sequência, eu utilizo uma plastificadora portátil  A4 da Menno e folhas de plastificação Pouch Film A4 com 125 micras (0,05) de espessura.
         
Mas atenção: Estas folhas de plastificação são duplas, pois envolvem todo o objeto a ser plastificado. Entretanto, eu só preciso plastificar um lado da folha, pois o verso tem que estar livre para que eu possa remover o papel de proteção da etiqueta Pimaco na hora de colar.
Neste caso eu tenho que retirar um dos lados (uma folha de plastificação acabará servindo para duas folhas de etiquetas) e remover as bordas que sobram. Ela tem que ter exatamente o mesmo tamanho da etiqueta Pimaco. Se ficar alguma rebarba para fora, ela vai agarrar dentro da plastificadora e você perderá todo o teu trabalho, correndo o risco de danificá-la.

          
Com a plastificadora na temperatura ideal (existe um indicador para cada espessura de plástico), é só inserir com cuidado a folha de etiqueta com o plástico por cima (com a parte fosca da cola virado para a impressão). Ao sair do outro lado, observa-se um brilho intenso nas cores da tinta.
Para garantir uma boa aderência, eu geralmente passo novamente a etiqueta uma segunda vez na plastificadora e deixo esfriar com um peso (tipo um livro) em cima.

          
Pronto! Agora é só cortar com uma tesoura afiada ou um cortador de mesa, como visto abaixo.
Remova a proteção do adesivo e cole onde bem desejar.
Certifique-se de que a superfície esteja bem limpa e sem poeira.
Uma vez colada, você poderá remover a etiqueta, mas ela ficará inutilizável.

         
Enjoy!  :)

ADENDO:
Pensando na possibilidade de nem todos tem acesso a uma plastificadora doméstica, seguem algumas sugestões.

Plastificar em papelarias - A plastificação pode ser feita numa papelaria mesmo, desde que observada as condições acima (plastificar somente de um lado). A diferença deste método é a formação de uma película semi-rígida que fica na etiqueta, deixando-a quase como uma plaquinha.
A maioria das papelarias utiliza uma plastificadora de 2 rolos de filme plástico, sendo que somente um deles seria utilizado.

Uso de verniz spray - Infelizmente não dá certo. O papel absorve e muda de cor. Vernizes spray só funcionam em alguns papéis especiais e com alta gramatura (que não é o caso do papel etiqueta).

Plastificação manual - Uma solução mais barata é a aplicação de Contact transparente, porém utilizando uma espátula com muito cuidado para não formar bolhas de ar. Com o Contact fica mais difícil de cortar devido ao tipo de plástico (tem que ser com uma tesoura extremamente bem afiada) e o aspecto fica mais "amador".