Artigos 100% compatíveis com os retro computadores TK 90X e TK 95 da Microdigital e com a linha ZX Spectrum da Sinclair.

www.retroprogramacao.blogspot.com

www.retroprogramacao.blogspot.com

02/09/2019

A história do TK 95 nº 00057.


Este é mais um daqueles momentos em que a retro-computação nos surpreende...
Entre tantas "idas e vindas" de diversos equipamentos que já passaram por minhas mãos, estava numa fase de total desapego, cumprindo uma missão emergencial do meu trabalho que exigia de mim dedicação total. Naquele momento, não havia tempo e nem recursos para readquirir qualquer equipamento, apesar de ainda existir em mim uma demanda reprimida de um projeto ligado aos micros da linha Sinclair.
Para minha surpresa, surgiu a oportunidade de readquirir o modelo que foi o primeiro computador da minha vida, um TK95 da Microdigital. Porém esta máquina tinha uma peculiaridade, pois tratava-se da unidade com número de série 00057, ou seja, do primeiro lote de fabricação da Microdigital no Brasil. Digo no Brasil, porque assim como o seu irmão mais velho TK90X, o TK95 foi primeiramente lançado na Argentina, onde a Microdigital testava a aceitação de seus novos produtos.


O micro veio num estado impecável, sem nunca ter sido aberto ou sequer ter recebido a conexão de um periférico (quando conectamos pela primeira vez uma interface, inevitavelmente fica uma marca no barramento). 
Senti como se estivesse voltado no tempo, contemplando esta raridade de 30 anos que, naquele momento, me presenteava com uma belíssima imagem de apresentação (coisa rara para o antigo padrão de sinal de vídeo em RF). Antropomorfismos à parte, senti como se ele alegremente me dissesse: "Voltei para casa".

É... Não tem como ficar longe destes micrinhos. Como bom entusiasta, sei o quando eles nos fazem bem.   :)