Artigos 100% compatíveis com os retro computadores TK 90X e TK 95 da Microdigital e com a linha ZX Spectrum da Sinclair.

www.retroprogramacao.blogspot.com

www.retroprogramacao.blogspot.com

29/09/2015

"Novo" TK 95, novas modificações!

Adquiri com muito custo (literalmente!) um TK 95, que na verdade foi o meu primeiro computador.
Atualmente este modelo está raríssimo de se encontrar e, se Deus permitir, fica comigo até o dia em que eu deixar este mundo... Será nele que desenvolverei a maior parte dos projetos em 8 bits.

Bom, como não poderia deixar de ser, senti a necessidade de fazer umas mod´s nele, afim de deixá-lo em plenas condições de trabalho.
Ele veio com um problema na CPU que foi prontamente resolvido pelo meu amigo vendedor, enviando outro Z80 para substituição.

Este é o TK 95 da forma como chegou. Muito conservado e com um bom espaço interno.

Testado o seu pleno funcionamento, defini quais mods seriam realizadas:
1) Reforçar as conexões do teclado, dispensando o sistema de fita condutiva (que degrada facilmente, principalmente no contato com a placa mãe). Além de substitui por fios e novas conexões, limpei meticulosamente os contatos das teclas e reforcei a pressão sobre eles com pequenos pedaços de fita prateada (silver tape - que também envolveu todos os pontos de contato do cabeamento). O resultado não poderia ser melhor: Ficou perfeito!

O teclado ficou bem reforçado com a resistente fita prateada e os novos conectores.

2) Troca de todos os capacitores eletrolíticos do TK que, com os anos, tendem a apresentar falhas e a ressecar. Que dirá em um micro com mais de 30 anos...

Nos destaques amarelos vemos os capacitores que foram trocados e os novos conectores do teclado.

3) Em seguida embuti uma fonte chaveada utilizada em adaptadores USB de HD´s externos, que fornece 12 e 5 volts, com aproximadamente 2 amperes de corrente (mais que suficiente para o TK e seus periféricos). Os 12v alimentariam o TK e os 5v, os drives de disquetes ou interfaces de cartão CF ou SD. Para isso coloquei um conector extra no TK (do tipo padrão de fonte de PC). Ele recebeu uma chave liga-desliga (que originalmente era feito na fonte externa da Microdigital) e um conector para o cabo de energia (desativando o original).
A voltagem da fonte instalada é um pouco maior que a recomendada pelo fabricante (9v), porém o regulador de tensão do TK suporta com tranquilidade. Em contra partida, ele aquece consideravelmente. Isso me motivou a instalar um pequeno cooler de PC para refrigerar o sistema de alimentação.
Antes que você pergunte... Não! Os demais componentes do TK não aquecem. Nem a CPU. Coisas de micro de 8 bits que roda numa frequência de apenas 3,5 Mhz.

Detalhe da instalação da fonte e do cooler de Pentium II, tipo cartucho.

4) Outra mod essencial é o famoso botão de reset. A melhor solução para travamentos.

5) Para melhorar a qualidade da imagem, montei e instalei uma pequena interface de sinal de vídeo composto (o TK originalmente só gera imagem por RF no sistema PALM). Esta modificação permite utilizá-lo em uma grande variedade de monitores, inclusive em televisores mais modernos. Ele receberá também uma interface de sinal RGB mais adiante. Aproveitando a nova saída de áudio, instalei um pequeno speaker de PC para monitorar o som internamente, com uma chavinha liga-desliga.

6) Finalizei instalando uma eprom chaveada de 32k com duas rom´s gravadas nela: Uma do TK 95 original e outra do ZX Spectrum inglês. Isto resolve algumas incompatibilidades com o patriarca da Sinclar.

Detalhe das conexões externas de vídeo composto. Mudei o sistema de fechamento do gabinete para parafusos, pois os engates sob pressão originais costumam quebrar com muita facilidade.

Neste outro lado, vemos o chaveamento das Rom´s, o botão de reset e o conector auxiliar de energia que fornece os 5v e 12v.

Agora partiremos para os testes de funcionamento e operação das interfaces!  ;)

Atualizando, em 17/10/15:

Novas alterações foram feitas para receber a interface de vídeo RGB do Trucco.

Foi instalado um novo conector para saída do vídeo RGB, porém tive problemas para o fechamento do gabinete no TK 95 (no TK 90X não ocorre isso, pois a distância da ULA para a base do teclado é maior e não encosta). Terei que fazer uma adaptação posterior para colocar a interface RGB e a ULA em outra posição.  A área do dissipador do regulador de tensão também foi expandida.

Detalhe do novo conector. Foi a posição mais viável que encontrei. ;)