Artigos 100% compatíveis com os retro computadores TK 90X e TK 95 da Microdigital e com a linha ZX Spectrum da Sinclair.

www.retroprogramacao.blogspot.com

www.retroprogramacao.blogspot.com

24/09/2015

Opções modernas de carregamento para o TK 90X e TK 95.

Como o usuário do TK 90X e do TK 95 já sabe, o recurso de época para leitura e gravação de programas neste micro eram os gravadores de fitas K7 convencionais. O processo é um pouco lento e exige que se tenha um bom gravador mono com contador. Ainda hoje se encontram alguns por aí (em bom estado cobram-se valores absurdos) e as fitas K7 virgens estão se tornando cada vez mais raras.
Se você preservou o teu, ainda é uma opção segura de armazenamento, pois a prova disso é que fitas com mais de 30 anos ainda conservam seus programas gravados sem deterioração.

Propaganda de época de um dos melhores gravadores de fitas K7, utilizado para leituras de programas nos TK´s, o National (Panasonic).


Seguindo esta linha de armazenamento via áudio, temos a opção de utilizar também leitores e gravadores de MP3, ou simples MP3 Player´s (só para leitura). Como os arquivos gerados pelo TK saem em formato de áudio, poderão ser gravados diretamente nestes equipamentos, ou então, em computadores para posterior conversão no formato MP3 ou WAV.
Neste sistema é preciso um cuidado especial com o nível de gravação e reprodução do áudio, pois os TK´s são exigentes nisso (temos que lembrar que estamos convertendo áudio no formato analógico para o digital). Pode-se também utilizar programas de edição de áudio para melhorar a qualidade destes arquivos.

Um MP3 player convencional. A opção por um que também grava seria bem mais interessante.


O próprio PC ou um Netbook poderiam fazer este serviço, porém não acho que seja prático (devido ao tamanho) utilizar um micro só para isso... Vale lembrar que existem programas para PC que foram criados só para gerenciar estes arquivos de áudio para os TK´s (vide o link do Wold Of Spectrum).

No início da década de 90 foram lançadas as interfaces de disco para os TK´s, sendo diversas delas fabricadas aqui no Brasil (CBI, Arcade, IDS, etc.), seguindo um padrão russo chamado Hobeta. Por Por anos foi (e ainda é) o sistema preferido da maioria dos nostálgicos usuários dos TK´s. Quem tem, dificilmente disponibiliza para venda (às vezes encontramos alguma).
Esta interface lê e grava em disquetes de 3 1/2" e até os antigos de 5 1/4". Para quem programa é bem fácil e rápido de utilizar, porém para aqueles que querem rodar jogos e outras aplicações, terão que converter e gerar imagens de disco para fazer as leituras corretamente (o que é meio trabalhoso, mas já existem muitas imagens prontas disponíveis na internet). Em outra postagem vou explicar isso de forma mais detalhada.

A interface IDS possui, além das saídas para controle de unidades de disco, saída para impressora paralela.


Atualmente a "queridinha" dos usuários dos TK´s é a interface divIDE, capaz de ler cartões CF, SD, HD´s e até CDRom´s. Uma de suas grandes vantagens é a leitura quase que instantânea e o suporte aos diversos tipos de arquivos convertidos para os emuladores do ZX Spectrum. Esta interface ainda pode ser encontrada para comercialização e aqui no Brasil, nosso amigo Victor Trucco fabrica uma devidamente adaptada para os nossos TK 90X e TK 95. Este é o link: http://www.victortrucco.com/vendas/vendas.asp 
Em outra postagem descreveremos também a sua operação de forma mais detalhada.

Esta divIDE possui um cartão CF conectado, mas também aceita qualquer sistema que trabalhe no padrão IDE.

Existem também outras interfaces alternativas no exterior, mas ainda sem definição de compatibilidade com os nossos TK´s. Veja então a forma mais interessante para você e comece a programar!   ;)

Atualizando em 17/10/15:


Nestes dias tive a feliz oportunidade de conhecer um aplicativo para celulares que rodam o sistema operacional Android. O PLAY ZX (encontrado no Google Play) serve para reproduzir em áudio os aplicativos que rodam no TK utilizando a saída de fones do celular como se fosse carregado por fitas K7 (lembrando que não é um emulador). Também vem com uma base de dados de mais de 12.000 jogos e ainda busca novas aplicações na internet (quando conectado), podendo armazenar arquivos localmente.

Problemas para carregar programas de fitas K7?
Baixe o arquivo .TAP equivalente para o teu celular e rode-os com este aplicativo. Simples assim!  ;)

No meu modesto LG 50, ele funcionou perfeitamente. Regulado no penúltimo volume, meu TK 95 carregou o programa sem problemas.
Segue o link do aplicativo que, para ter todas as funcionalidades, custa (nesta data do artigo) apenas R$ 7,98. Mais que justo!

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.baltazarstudios.playzxtapes