Artigos 100% compatíveis com os retro computadores TK 90X e TK 95 da Microdigital e com a linha ZX Spectrum da Sinclair.

www.retroprogramacao.blogspot.com

www.retroprogramacao.blogspot.com

07/03/2016

Criando músicas para TK 90X, TK 95 e Zx Spectrum (2ª Parte).

Dando sequência a primeira parte de nosso artigo (veja AQUI), vou abordar um assunto pouco conhecido dos usuários de nossos queridos TKs: O potencial musical do Z80 em relação ao famoso chip AY.



É sabido pelos entusiastas que tanto o TK90X, como o TK95 e Zx Spectrum 48k não vem com chip dedicado de som, como os demais sucessores de 128k que incorporaram o som AY da Yamaha.
Nestes casos eles se limitam a operar o som BEEP (ou SOUND em nossos TKs), gerado pela CPU Z80 (com uma ajudinha da ULA).
Na ânsia de ter uma melhora de som, muitos adquiriram as famosas interfaces de som AY (como a Explorer citada no artigo anterior), porém muitos pensam que anexar um chip AY no Spectrum foi um retrocesso (palavra gozada, quando aplicada num blog de retro programação), e eu vou explicar a razão disso.

O chip AY possui apenas 3 canais de som e síntese baseada em onda quadrada bastante simples, enquanto o som gerado pelo código nativo do Spectrum, no chip Z80, é expansível para até 8 canais (através de software de mixagem) e é capaz de gerar envelopes realmente interessantes.
A coisa funciona assim:

O chip Z80 produz todos os sons e envia em formato BEEPER para a saída de AUDIO-OUT do Spectrum, através do chip da ULA. Normalmente o Z80 possui apenas 1 canal de onda quadrada de som de 1 bit, mas no Zx Spectrum e TKs, ele também é a central de processamento (CPU) e, devido a sua atividade em 3,5Mhz (com a atuação do software de mixagem) ele passa a ter:
  • de 2 a 9 canais.
  • várias modulações e envelopes.
  • bateria e ruídos.
  • sintetizador de voz.
  • controle de volume (é impossível fazer vários volumes em um som de 1 bit, o que, na verdade, torna-se uma capacidade impressionante).
E muito mais... Com apenas 1 bit! Poderíamos dizer que tudo isso que foi mencionado acima seria teoricamente impossível de se fazer neste computador... Mas funciona! Entre os mais variados tipos de sintetização, provavelmente, um dos mais populares aqui é a "modulação por largura de pulso" (PWM).

Se você quiser aprofundar mais no assunto, recomendo esta página (em inglês, se desejar, utilize o tradutor automático do navegador):



Agora vamos deixar a teoria e escutar como funciona isso na prática! Divirta-se com esta seleção.

Z80 chip music from ZX SPECTRUM 48Kb

Jan Deak - Tetris 3 (Rest In Peace, 11.2014)
Akos Kozma - Promenade (the cover) (for Atari XL/XE fans ;) )