Artigos 100% compatíveis com os retro computadores TK 90X e TK 95 da Microdigital e com a linha ZX Spectrum da Sinclair.

www.retroprogramacao.blogspot.com

www.retroprogramacao.blogspot.com

02/03/2016

1Bis - A mais completa interface produzida atualmente para Zx Spectrum e TK90X / TK95.

Quando deparei-me com esta interface na internet confesso que fiquei meio incrédulo... Eram tantos os recursos prometidos que achei que jamais ela funcionaria bem com os nossos TK´s. Mas como o valor era bastante acessível (44 dólares com frete incluso), achei que valeria arriscar o investimento.
Após 2 meses de espera nos correios da Africa do Sul (sim, ela vem de lá) e do Brasil, finalmente ela chegou. O desafio seria entender seu sistema de funcionamento, pois difere de todos os mais conhecidos, tipo Beta Disk ou divIDE.

Para minha agradável surpresa ela funcionou plenamente nos TK´s e está provocando uma verdadeira revolução na forma como vou gerenciar meus arquivos de agora em diante. Eu sou programador e literalmente vou ter que reprogramar minha forma de lidar com os ZX´s e TK´s, pois esta pequena interface descartou outras que eu já estava acostumado a utilizar.

Não vou falar aqui a respeito de sua operação, pois estou preparando um outro artigo com esta finalidade (já que muitos a possuem, porém não sabem operá-la). Apenas vou apresentá-la e descrever seus incríveis recursos.


O que ela faz:

- Conecta o ZX/TK na rede interna e externa (internet). Via cliente-servidor ou com um módulo Ethernet padrão de Arduíno que custa R$ 20,00 no Mercado Livre..
- Conecta um ZX com um TK e vice-versa (utilizando os 2 métodos acima).
- Imprime em qualquer impressora moderna, inclusive laser colorida (via servidor de impressão), também nos padrões da ZX Printer, paralela e serial.
- Acesso a toda a base de dados do WOS instantaneamente, com opção de escolher os POKES e INFORMAÇÕES dos games e aplicá-los na hora, sem digitar nada.
- Baixar rapidamente (e sem complicação nenhuma) os jogos do WOS para utilizar localmente no cardão micro SD. Esqueça os tormentos de conversão!
- Salvar o jogo no ponto que desejar e quantas vezes quiser (etapa 1, 2, 3...).
- Mouse Kempston e teclado externo disponíveis, sem necessidade de configuração. É ligar, carregar o game/aplicativo e usar.
- Gravação direto do K7/PC para o Micro SD sem conversores e regulagens infinitas.
- Leitura dos vídeos .DVO sem preocupar com formato de cartão e configurações complexas. Tudo instantâneo e com um player embutido. É gravar e assistir.
- 128 kb de RAM interna e disponível (não volátil). Seu TK 48k agora com 128k!
- Todas aquelas funções bacanas da Multiface 1 estão disponíveis e mais rápidas de serem acessadas, com um sistema de gravação bem mais evoluído, podendo trabalhar simultaneamente com 48k ou 128k.

- Emula a ROM original do Zx Spectrum em nossos TK´s (nada mais de chaveamentos de rom´s).
- Joystick padrão Kempston disponível.

Possivelmente devo estar esquecendo-me de algo, mas o futuro tutorial vai esclarecer o que faltar.
Segue abaixo algumas imagens e vídeos dos testes que fiz por aqui.


Testando com sucesso a 1Bis em um TK95 da Microdigital.

Vídeo do teste da 1Bis em um Zx Spectrum +2A.

Cheguei a testar o TK90X com sucesso também, inclusive rodando vídeos .DVO com seus 48k. O segredo está na memória interna de 128k da 1Bis. Acredito que só faltava um módulo de som AY para completar nossos TK´s, mas aí seria pedir demais... Ou não?  ;)

É importante salientar que a interface 1Bis utiliza o mesmo protocolo e sistemas de transferências dos famosos (porém raros aqui no Brasil) Zx Microdrives, que funcionavam em conjunto com a Interface 1 (daí a referência do nome 1Bis). Tem um livrinho publicado em português que pode ser achado em seu formato digital no Datassete (veja a seção de Link Nacionais deste blog). O livro é este aqui e pode ser muito útil para os programadores que forem utilizar esta interface.


Ao adquirir a interface, o fabricante oferece a opção de alguns acessórios, tais como: Um cartão micro SD (dispensável, pois não vem nada gravado nele), um cabo para conexão do adaptador de rede (comprado a parte aqui mesmo no Brasil) e um cabo para conversão de sinal de fita K7 (útil para alguns e para outros, não). Para baratear (já que atualmente o dólar em relação ao real está pela hora da morte), recomendo pedir apenas a plaquinha, pois o fabricante fornece todos os esquemas dos cabinhos no próprio site da 1Bis.

Interessou? Então este é o link: