Nos jogos isto não tem tanta relevância (e muitos preferem o velho sistema), mas na hora de programar, quando temos que fixar os olhos mais próximos da tela, é necessário uma imagem que gere maior conforto visual.
Nossos TK´s vieram com apenas uma saída de vídeo RF, mas existem algumas modificações interessantes que podem ser efetuadas com um baixo grau de dificuldade. Existe a possibilidade de se acrescentar uma saída AV (de vídeo composto e que pode ser ligado em uma infinidade de monitores e TV´s de LCD) e também uma saída no padrão RGB (que apesar de ser, sem dúvida alguma, a melhor e mais nítida imagem, não possui tantos monitores disponíveis no mercado). Esta última possui uma interface pronta comercializada pelo amigo Victor Trucco. É plugar e ligar no TK 90X (para o TK95 será necessário uma modificação, pois ela dificulta o fechamento do gabinete).
No final da postagem deixo alguns links interessantes para as mod´s.
Veja umas imagens comparativas. RF de TV (CRT), AV em LCD e RGB em LCD.
Clique nas imagens para ampliar,
Como pode ser visto, existe uma diferença considerável na qualidade de imagens destes sistemas.
Caso você deseje fazer uma alteração na saída de vídeo do teu TK 90X/95 para o sistema AV, recomendo este link abaixo. Existem vários, mas escolhi a mais simples, sem necessidade de confecção de placas e cujo resultado é muito bom. A 2ª parte ensina como implementar a saída de áudio.
Caso queira o sistema RGB, recomendo comprar a interface do Trucco. Se for para um TK 95, faça a alteração descrita logo abaixo.
Para o uso da interface RGB do Trucco no meu TK 95, tive que remover o soquete da ULA que fica em cima da plaquinha e também os terminais onde liga-se o cabo. Estes podem ser re-soldados na parte de baixo, mas no meu caso eu preferi soldar os fios diretamente. No conector de baixo (que encaixa a placa no soquete da ULA), cortei pela metade no comprimento dos filamentos e soldei-os diretamente sobre a ULA (que ficou literalmente "abraçada" pelos contatos). Pronto! Fechou perfeitamente.