Artigos 100% compatíveis com os retro computadores TK 90X e TK 95 da Microdigital e com a linha ZX Spectrum da Sinclair.

www.retroprogramacao.blogspot.com

www.retroprogramacao.blogspot.com

21/08/2015

Modificando o hardware dos TK´s...

Como já relatei anteriormente, tive um momento na vida em que, por força da aplicação profissional do meu TK95, tive que fazer uma grande modificação adaptando-o em um gabinete de um TK3000 IIe. Isto ocorreu em 1992 e foi uma "mod" muito bem feita e bastante funcional (vide foto no primeiro post).

Passados os anos, os TK´s passaram a ocupar um lugar de recordações (muito boas, por sinal) e de entretenimento altamente produtivo, despertando nosso interesse pelos aspectos singulares da retro programação.
Entretanto, muitos são os que se aventuram na eletrônica destes micros e fazem modificações e adaptações para que ele supere novos desafios, ganhando uma vida útil ainda maior. Este foi e ainda é o meu caso.

Neste post vou ilustrar uma modificação que fiz em 2004, criando meu TK-PC. Naquela época não tínhamos a famosa interface divIDE, mas as adaptações de disco e do gravador ficaram bem interessantes.

Utilizei um velho gabinete de 386...

... que sofreu cortes severos, inclusive no gravador que seria embutido.

Aqui vemos o gravador já adaptado e o gabinete pintado.

Fixação da placa do TK90X num suporte também adaptado.

Visão interna das ligações com todos os componentes instalados.

Visão frontal do PC-TK com acabamento finalizado.

Visão traseira do gabinete com indicação dos locais de conexões.

Depois de um tempo vendi este equipamento (não me lembro pra quem...), assim como todos os meus outros TK´s e interfaces. Fato do qual me arrependi amargamente, pois quando fui readquirir uma nova coleção, os preços já estavam hiper inflacionados.  :/

Não pensem que as mod´s pararam por aí... A cada novo equipamento, algum tipo de upgrade era feito, tais como: Acrescentar novas saídas de vídeo (AV ou RGB), ROM´s chaveadas com rotinas do ZX Spectrum e do TK90X, fontes embutidas (no TK95), auto-falantes embutidos, botão de RESET, etc.

Esta imagem ilustra uma de minhas mod´s no TK95, incluindo chaveamento da ROM.

Visão interna da fonte embutida, saída RGB e auto-falante interno no TK95.

A modificação mais recente foi agora em 2015, neste TK90X fotografado abaixo. Esta mod incluía uma nova saída de áudio e vídeo composto, um botão liga-desliga para nova fonte chaveada, um power led, alteração de sinal de vídeo para o padrão NTSC e um botão de reset.


Confesso que fazer estas mod´s, para quem tem um conhecimento mínimo de eletrônica, é algo muito prazeroso. O hardware dos TK´s ajudam bastante, pois são relativamente simples e bem robustos.  ;)

IMPORTANTE: Nos links do Eduardo Luccas, Victor Trucco, Cantinho do TK90X e Clube do TK90X, você encontrará uma grande quantidade de sugestões de modificações para estes micros, incluindo os esquemas e listagem das peças. Vale a pena conferir.