Artigos 100% compatíveis com os retro computadores TK 90X e TK 95 da Microdigital e com a linha ZX Spectrum da Sinclair.

www.retroprogramacao.blogspot.com

www.retroprogramacao.blogspot.com

16/08/2015

O micro computador TK 90X.

Propaganda de época do TK 90X.

               O TK 90X foi um computador de 8 bits fabricado no Brasil pela Microdigital Eletrônica a partir de 1985, baseado no computador doméstico ZX Spectrum produzido pela empresa britânica Sinclair Research. O TK 90X utilizava o microprocessador Z-80A (3,58 MHz) de 8 bits e 48 kb de memória (sendo 32 kb destinada ao usuário e 16 kb ao interpretador e configurações de fábrica). Também foram produzidos versões com apenas 16 kb para o usuário. O computador contava com um interpretador da linguagem BASIC, o que facilitava a sua programação por principiantes. Entretanto, também dava suporte a programação avançada em linguagem de máquina (Assembler) do Z80. Seu gráfico contava com uma resolução de 192x256 pixels (alta resolução para os padrões da época).

Tela de abertura do TK 90X.

Tornou-se muito popular devido ao baixo custo, à simplicidade e à enorme biblioteca de software existente para o ZX Spectrum (a maior existente entre seus concorrentes). Bastava conectá-lo a um aparelho de televisão colorido (ou P&B) e estava pronto para usar. Seus programas eram gravados em fitas de áudio K7, exigindo apenas um pequeno gravador mono para reproduzi-los. Em média um programa de 32 Kb levava aproximadamente de 3 a 4 minutos para a carga completa.
Ele tinha também um detalhe que o ajudou a se tornar bem popular: Uma saída de joystick incorporada (padrão 'Interface 2'), evitando algo que os donos do ZX Spectrum original sempre tiveram que comprar em separado e que causava muita dor de cabeça (pois sempre haviam problemas de mau contato das interfaces).
A grande variedade de interfaces também era um grande diferencial, dentre as quais destacamos a interface de mouse, impressora, disco, microdrive, som refinado, comunicação RS232, multiface 1, divIDE, etc. Muitas destas desenvolvidas (ou clonadas) no Brasil até os dias de hoje, dando uma sobrevida a este valente "micrinho".

Circuito interno do TK 90X.

Incompatibilidades
A versão da Microdigital possuía algumas modificações na ROM que eram um pequeno upgrade ao original ZX Spectrum. Assim, o TK-90X não era totalmente compatível com o ZX Spectrum. No entanto, a maioria dos programas escritos para o ZX Spectrum funcionava sem problemas no TK 90X (aproximadamente 90 a 95%). Este fato foi um dos motivos do grande sucesso desse computador, pois já existiam centenas de softwares disponíveis quando ele foi lançado no Brasil.

Detalhe do peculiar teclado de silicone do TK 90X.

As duas principais modificações foram a incorporação dos comandos UDG (User Defined Graphics, gráficos definidos pelo usuário), com os caracteres acentuados do português e do espanhol, e TRACE, para "debugar" programas em BASIC. Além disso, o TK contava com um editor de caracteres UDG (comando 'UDG 2') na ROM, o que tornava fácil e muito simples a mudança (tipo personalização) de caracteres, algo que é e foi muito apreciado por fãs deste equipamento até os dias atuais.
Os problemas de incompatibilidade foram parcialmente resolvidos com o lançamento do sucessor do TK 90X, o TK 95. Este último, com um teclado "semi-profissional" e um gabinete mais espaçoso.

Propaganda de época do ZX Spectrum inglês.

Curiosidades
Os países que mais clonaram o ZX Spectrum foi a Rússia e o Cazaquistão. Por esta razão se tornaram grandes produtores de interfaces e de software de alto nível por um logo tempo. A razão disso em plena era dos PC´s se deu pelo fato de ser um equipamento mais barato que, com o empenho dos programadores russos, ainda atendia plenamente a necessidade de seus usuários. O que era lançado para os PC´s, guardadas as proporções, era adaptado para o Spectrum russo.
Atualmente existe ainda uma grande comunidade mundial que preserva, usa e desenvolve para equipamentos como o TK 90X e similares, cujo mercado é bastante valorizado pelos admiradores da retro computação. 
(Extraído e adaptado de https://pt.wikipedia.org/wiki/TK-90X )