Artigos 100% compatíveis com os retro computadores TK 90X e TK 95 da Microdigital e com a linha ZX Spectrum da Sinclair.

www.retroprogramacao.blogspot.com

www.retroprogramacao.blogspot.com

01/09/2016

Como produzir telas artísticas em micros da linha Zx Spectrum - Parte I


Existem alguns entusiastas do Zx Spectrum que despertaram para um segmento pouco conhecido: A criação das chamadas "Pixel Art", ou seja, desenhos artísticos criados justamente com as limitações impostas pelos nossos micrinhos de 8 bits.
Parece algo meio insano, mas os resultados são bem interessantes e muito criativos.
A grande maioria se utiliza de emuladores para efetuar tais criações, mas se você desejar se divertir e ter esta experiência em teu TK90X, TK95 ou Zx Spectrum, basta adquirir uma interface de mouse kempston (rara no mercado) e um bom programa gráfico como o Art Studio ou o Artist II (ambos rodam em 48k). O sistema TBBlue, que substitui o hardware original, vem com opção de mouse embutido, e é uma excelente opção para esta finalidade.

É sabido que o Zx Spectrum possui um "calcanhar de Aquiles" no seu projeto original que é um sistema de colisão de cores, originado pela própria economia de hardware. Este sistema limita as criações gráficas e dificultam bastante o bom resultado da apresentação de imagens.
Este problema só é visível em imagens de alta resolução. Já nos desenhos de baixa resolução (aqueles bem "quadradinhos"), isso não ocorre. Obviamente, em produções monocromáticas não haverá esta limitação.
Existe também o recurso de captura de imagens, com interfaces como a Videoface (que captura somente em preto e branco), e que posteriormente poderá ser editada ou até mesmo colorizada.

Vejam alguns exemplos:

Aqui observamos um desenho em baixa resolução feito no Art Studio.

Este outro já utiliza técnicas mais apuradas, inclusive aproveitando-se das colisões de cores para gerar efeitos na imagem.


Neste desenho temos uma técnica mista entre cores e imagens em preto e branco.

Aqui temos um exemplo de imagem capturada com a interface Videoface e editadas no Art Studio.

Se você se interessou pelas Pixel Art´s e gostaria de se aventurar nestas criações, possivelmente deve estar se perguntando como poderia fazer algo bem elaborado, como na figura que vimos acima em alta resolução. Obviamente que em tudo existe uma técnica e, felizmente, achamos um vídeo que demonstra um pouco de como este processo e efetuado.
Observe com atenção e faça suas experiências!


Quer conhecer mais trabalhos artísticos do Zx Spectrum? Então visite este site:
http://zxart.ee/eng/mainpage/