Artigos 100% compatíveis com os retro computadores TK 90X e TK 95 da Microdigital e com a linha ZX Spectrum da Sinclair.

www.retroprogramacao.blogspot.com

www.retroprogramacao.blogspot.com

17/02/2016

Fusão de um emulador de drive com uma interface Beta IDS.

Depois de um período ausente ocasionado por mudança do QG, retomo meus experimentos e minhas postagens em um ambiente muito mais amplo.  ;)

Há muito tempo desejava fazer esta "fusão" entre um emulador de drive para o TK/Spectrum (sim, existe um específico... Os genéricos não costumam funcionar com os nossos micros) e a interface beta do Braga, a IDS2001ne.

Estes emuladores nos permitem utilizar cartões de memória SD no lugar dos antigos disquetes, simplificando a armazenagem e a leitura dos programas.

O emulador e a interface antes da fusão.

Após uma longa análise da situação, resolvi aproveitar a mesma caixa Patola que vem na IDS e colocar tudo no mesmo lugar. O meu emulador é da primeira versão do Trucco e veio com um mega dissipador no regulador de tensão. Até aí era aceitável, mas o posicionamento dele tornaria qualquer fusão inviável.
Bem, resolvi cortá-lo pela metade e mudar a posição do mesmo dessoldando o regulador. Com um cuidadoso ajuste aqui e acolá, e alguns componentes que tiveram que ficar expostos externamente, ambos entraram na caixinha.
O resultado vocês podem ver nas fotos abaixo. Ficou bastante funcional.

Resultado final com decoração em borracha EVA.

A restrição de espaço era tão grande que os botões de reset e 48k da IDS tiveram que ficar mais salientes. Reduzi também um pouco do tamanho dos parafusos que fixam o display LCD.