Artigos 100% compatíveis com os retro computadores TK 90X e TK 95 da Microdigital e com a linha ZX Spectrum da Sinclair.

www.retroprogramacao.blogspot.com

www.retroprogramacao.blogspot.com

17/02/2016

Primeiras mods do ZX Spectrum +2A.

Bem, por incrível que pareça, ligar um Spectrum deste no Brasil não é uma coisa tão simples...
O micro vem com uma pesada fonte inglesa de 220v (aqui na minha cidade a tensão é 110v), com um conector DIM de 6 pinos que fornecem 3 tensões diferentes de entrada: 12v, 5v e -12v. Outro problema é que o sinal de vídeo RF é no padrão PAL da Inglaterra (canal 33/34), ou seja, esqueça nossas televisões nacionais. O micro fornece uma saída RGB, porém com pinagem diferente (com áudio incluso) e para monitores que funcionem em 50 hz (o que não é comum). Outro detalhe é que as portas de joystick são para um padrão exclusivo da Sinclair, impossibilitando a utilização de joys do padrão Atari (mais comuns).

Diante deste quadro acima, as modificações (mods para os íntimos) são mais que necessárias.

O primeiro passo foi substituir a fonte por uma chaveada de PC em tamanho reduzido, onde poderia encontrar facilmente as tensões de alimentação necessárias.
O segundo foi retirar completamente o sistema RF inglês da caixinha do modulador e colocar no lugar um pequeno circuito para fornecer o sinal  AV, sinal muito superior de vídeo composto (vide minha postagem anterior sobre comparação de sinais de vídeo).
E o terceiro passo foi substituir os conectores das portas AUX e RS232/MIDI, pois este padrão de conectores da telefonia inglesa só se encontra por lá.
O quarto (e até então, último mod), foi a fabricação de um cabo apropriado para o sinal RGB (ainda bem que possuo um monitor compatível) e de adaptadores para as saídas do joystick.

Por enquanto foi só, mas certamente surgirão novas mods. Seguem as imagens.

Este é o esquema para a montagem dos adaptadores de Joystick.

Esta é a pinagem do RGB do Zx Spectrum +2A, que difere de outras versões anteriores.

Exemplo de um cabo RBG adaptado para o +2A.
Este foi o esquema do circuito AV fornecido pelo Trucco que substituiu o sinal RF original. Bastante simples. 

Caixinha do RF com o novo circuito AV. Ganhou também uma pintura dourada.

O novo circuito já soldado na placa do +2A.

Novos conectores do RS232/MIDI e AUX que substituíram os originais.

Aqui vemos o +2A ligado com a nova fonte, funcionando num monitor RGB da LG. Na foto aparece também a interface divIDE importada que funcionou muito bem neste modelo de Spectrum.

Adquirindo um ZX Spectrum +2A ...

Pois é, finalmente consegui um ZX Spectrum +2A!
Trata-se de um excelente computador da linha Sinclair, neste caso produzido pela Amstrad.
O que me chamou a atenção como programador neste modelo é o fato de possuir 128 kb de memória, interface de som AY embutida, saída RS232 e MIDI, saída para impressora paralela, leitor de fitas K7 embutido (numa versão aperfeiçoada em relação ao primeiro modelo + 2 cinza) e o principal: A possibilidade de programar com o Basic 128 digitando os comando tecla a tecla (quem conhece o sistema original do Spectrum sabe do que estou descrevendo).
Este equipamento será um poderoso instrumento para muitos testes e experimentos, portanto, aguardem novas postagens ligadas à ele.

Seguem as fotos "dissecando" o seu interior (clique nas imagens para ampliar).


























Fusão de um emulador de drive com uma interface Beta IDS.

Depois de um período ausente ocasionado por mudança do QG, retomo meus experimentos e minhas postagens em um ambiente muito mais amplo.  ;)

Há muito tempo desejava fazer esta "fusão" entre um emulador de drive para o TK/Spectrum (sim, existe um específico... Os genéricos não costumam funcionar com os nossos micros) e a interface beta do Braga, a IDS2001ne.

Estes emuladores nos permitem utilizar cartões de memória SD no lugar dos antigos disquetes, simplificando a armazenagem e a leitura dos programas.

O emulador e a interface antes da fusão.

Após uma longa análise da situação, resolvi aproveitar a mesma caixa Patola que vem na IDS e colocar tudo no mesmo lugar. O meu emulador é da primeira versão do Trucco e veio com um mega dissipador no regulador de tensão. Até aí era aceitável, mas o posicionamento dele tornaria qualquer fusão inviável.
Bem, resolvi cortá-lo pela metade e mudar a posição do mesmo dessoldando o regulador. Com um cuidadoso ajuste aqui e acolá, e alguns componentes que tiveram que ficar expostos externamente, ambos entraram na caixinha.
O resultado vocês podem ver nas fotos abaixo. Ficou bastante funcional.

Resultado final com decoração em borracha EVA.

A restrição de espaço era tão grande que os botões de reset e 48k da IDS tiveram que ficar mais salientes. Reduzi também um pouco do tamanho dos parafusos que fixam o display LCD.