O micro vem com uma pesada fonte inglesa de 220v (aqui na minha cidade a tensão é 110v), com um conector DIM de 6 pinos que fornecem 3 tensões diferentes de entrada: 12v, 5v e -12v. Outro problema é que o sinal de vídeo RF é no padrão PAL da Inglaterra (canal 33/34), ou seja, esqueça nossas televisões nacionais. O micro fornece uma saída RGB, porém com pinagem diferente (com áudio incluso) e para monitores que funcionem em 50 hz (o que não é comum). Outro detalhe é que as portas de joystick são para um padrão exclusivo da Sinclair, impossibilitando a utilização de joys do padrão Atari (mais comuns).
Diante deste quadro acima, as modificações (mods para os íntimos) são mais que necessárias.
O primeiro passo foi substituir a fonte por uma chaveada de PC em tamanho reduzido, onde poderia encontrar facilmente as tensões de alimentação necessárias.
O segundo foi retirar completamente o sistema RF inglês da caixinha do modulador e colocar no lugar um pequeno circuito para fornecer o sinal AV, sinal muito superior de vídeo composto (vide minha postagem anterior sobre comparação de sinais de vídeo).
E o terceiro passo foi substituir os conectores das portas AUX e RS232/MIDI, pois este padrão de conectores da telefonia inglesa só se encontra por lá.
O quarto (e até então, último mod), foi a fabricação de um cabo apropriado para o sinal RGB (ainda bem que possuo um monitor compatível) e de adaptadores para as saídas do joystick.
Por enquanto foi só, mas certamente surgirão novas mods. Seguem as imagens.
Este é o esquema para a montagem dos adaptadores de Joystick.
Esta é a pinagem do RGB do Zx Spectrum +2A, que difere de outras versões anteriores.
Exemplo de um cabo RBG adaptado para o +2A.
Este foi o esquema do circuito AV fornecido pelo Trucco que substituiu o sinal RF original. Bastante simples.
Caixinha do RF com o novo circuito AV. Ganhou também uma pintura dourada.
O novo circuito já soldado na placa do +2A.
Novos conectores do RS232/MIDI e AUX que substituíram os originais.
Aqui vemos o +2A ligado com a nova fonte, funcionando num monitor RGB da LG. Na foto aparece também a interface divIDE importada que funcionou muito bem neste modelo de Spectrum.