Fim de ano e chega aquele momento de olharmos para nossos equipamentos que adquirirmos ao longo do ano, refletindo sobre os gastos, a aplicação e, porque não dizer, as alegrias de cada aquisição. Alegria esta que gostamos de compartilhar com os colegas... Hummm... Afinal de contas, o que eles são? O que eu sou? Colecionador, entusiasta da retro computação, simples usuário, saudosista ou um acumulador? Acho que seria legal definir os termos e ver em que categoria podemos nos enquadrar.
Colecionador - É aquele que guarda e preserva tudo relacionado a algum objeto de sua apreciação. Não se preocupa muito em utilizar. Apenas o fato de contemplar suas aquisições já o satisfaz. É detalhista e tem dificuldade de desapegar de suas aquisições.
Entusiasta - É atraído por peculiaridades dos equipamentos e curte muito as aquisições e iniciativas de terceiros, sem se preocupar em formar a sua própria. Totalmente desapegado.
Usuário - Sim, por incrível que pareça, ainda existem muitos que adquirem seus equipamentos para utilizá-los como meio de lazer e diversão. Outro vão até além... fazendo experiências de hardware e software. Geralmente não necessitam de uma grande variedade de equipamentos. São mais práticos e desapegam com facilidade de suas aquisições.
Saudosista - Em maior número, são aqueles marcados por alegres experiências com o equipamento no passado. Assim como o cheiro, músicas e as imagens nos remontam a um passado prazeiroso, a relação com estes micros traz ótimas recordações. Seu apego é tão efêmero como suas lembranças.
Acumulador - Geralmente não foca em um modelo específico e compra tudo o que vê de retro computação de forma compulsiva. Ele realmente acumula equipamentos até começar a ter problemas de espaço físico e seu prazer está em comprar, independentemente se será útil ou não. Não consegue desapegar de suas aquisições.
Bem, acredito que eu tenha um pouco de cada uma destas características, exceto a do acumulador, pois é fácil para mim estabelecer um limite, sendo totalmente desapegado. Enfim, creio que este pequeno texto explica muito da relação que muitos colegas tem com a retro computação. Cada um do seu jeito e com sua diversidade de ideias, porém todos entusiasmados quando o assunto se refere aos nossos "retro-trecos".
Seja em qual categoria você se enquadra, temos muitas coisas em comum.
Desejo a você um novo ano de muitas alegrias com seus micrinhos de 8 bits!